Home / Cartão de Crédito / Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

Uma desistência de compra no cartão de crédito é uma forma de proteção do comprador fornecida pelo banco emissor do cartão de crédito, que permite que os clientes registrem uma queixa relacionada a transações fraudulentas ou uma disputa de serviço no extrato do cartão.

Depois que o comprador registra uma disputa, o banco emissor inicia uma investigação sobre a reclamação.

Se a transação for comprovadamente fraudulenta ou o serviço não tiver sido prestado, o banco emissor reembolsará o valor original ao comprador. Saiba mais sobre o assunto!

Desistência de compra no cartão de crédito na visão do comerciante

Se você é o comerciante em questão e um comprador contesta uma cobrança feita, é necessário fornecer uma prova de que a transação foi legítima.

– Se você não fizer isso, é possível que a empresa do cartão não aceitará a desistência de compra no cartão de crédito do comprador e debitará seu saldo pelo valor transacional, junto com uma taxa adicional.

– Se a desistência de compra no cartão de crédito do comprador for comprovada como falsa (com base nos documentos de refutação do comerciante), por outro lado, a conta do comerciante não será cobrada.

  • Para que o consumidor comprove os motivos por trás da desistência de compra no cartão de crédito, é preciso levar em conta informações de movimentação de conta, extrato, padrões bancários e mais.

Ciclo de vida da desistência de compra no cartão de crédito

Como um comerciante que aceita cartões de crédito como forma de pagamento, é importante entender como como a desistência de compra no cartão de crédito é processada e o que se espera de um comerciante.

– Também chamados de estornos, as desistências de compra no cartão de crédito são práticas comuns e às vezes inevitáveis.

Existem vários motivos pelos quais um comprador solicitaria um estorno, mas a maioria se enquadra nessas três explicações:

Transações fraudulentas

Isso acontece quando o cartão de crédito é usado sem a autorização do titular do cartão de crédito.

O comerciante é totalmente responsável por remediar este motivo de desistência de compra no cartão de crédito. Por exemplo: o cartão de crédito é roubado e usado para fazer compras na loja online do comerciante.

Disputa de serviço

As disputas podem ocorrer quando os compradores sentem que um serviço não foi processado ou um item não foi descrito. Nesses casos, os compradores geralmente solicitam uma desistência de compra no cartão de crédito.

– O comerciante é totalmente responsável por remediar este motivo de desistência de compra no cartão de crédito. Exemplo: um item comprado na loja online de um comerciante não corresponde à descrição.

Motivos técnicos

Problemas técnicos podem ocorrer no processo de pagamento, como processamento duplicado ou autorizações intempestivas.

– Problemas técnicos entre comerciantes e os adquirentes raramente podem causar inconsistências.

  • Caso ocorram, o comerciante assumirá a responsabilidade por qualquer má conduta técnica e corrigirá a desistência de compra no cartão de crédito do comerciante.

O que é um pedido de estorno?

Uma solicitação de estorno é iniciada quando um comprador não reconhece uma cobrança no extrato do cartão de crédito. Ela geralmente é uma ação preliminar antes de uma desistência de compra no cartão de crédito (mas nem sempre).

Para responder a uma solicitação de estorno, o comerciante precisa fornecer uma cópia do rascunho de vendas ou qualquer documentação relacionada que possa provar que a transação aconteceu em 10 dias.

Sabendo mais sobre a desistência no cartão de crédito, não deixe que o tema confunda você nem na visão de um comerciante, nem na visão de um comprador.

Veja Também

O que é Taxa Selic e como ela afeta sua vida financeira?

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela também pode ser ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *