Home / Empréstimos / Qual a diferença entre Serasa e SPC?

Qual a diferença entre Serasa e SPC?

Muitas pessoas desejam saber as principais diferenças entre Serasa e SPC na teoria e na prática.

Sendo dois nomes temidos por aqueles que buscam manter altas pontuações de crédito e seu nome limpo, é essencial saber o que faz cada um.

Assim sendo, entenda mais sobre o assunto e diferencie Serasa e SPC em seu caso específico.

O que é Serasa e SPC?

De forma geral, Serasa e SPC são ambos órgãos de proteção ao crédito. Isso significa que eles registra dados de pagamentos dos mais diversos consumidores através de suas comprovações de pessoa física – o CPF.

Assim, essas empresas possuem os dados de toda e qualquer pessoas que se encontre na situação de negativado no país.

Essas duas empresas possuem diversas diferenças, mas atuam através de um mesmo propósito. Saiba mais sobre o assunto!

Serasa

O chamado Serasa Experian é o órgão de acesso geral a que recorrem empresas de todo o país, a fim de compreender como anda a pontuação de crédito de seus clientes.

– O Serasa surgiu em 1968 no Brasil, mas surgiu em 1803 em Londres, na forma de apenas uma ideia. Essa ideia é a de permitir que empresas de todo o mundo, inclusive, tomem as decisões mais inteligentes quanto possível para seu negócio.

– Isso inclui não oferecer determinados direitos e benefícios, como empréstimos ou liberação de crédito a preços baixos, para pessoas que estiverem com o nome sujo, ou seja, que estiverem inadimplentes de alguma forma.

SPC

O chamado Serviço de Proteção ao crédito tem uma função muito semelhante ao do Serasa, mas está voltado mais, de forma geral, ao comércio do país.

– Ou seja, a fim de obter mais informações, os lojistas costumam recorrer mais ao SPC do que o Serasa, sendo que o primeiro atua de forma mais geral.

– A ideia de conceder crédito a alguém também está muito mais conectada ao SPC do que ao Serasa, que, de fato, serve para que as empresas tomem decisões justificadas.

  • O SPC atua de forma patrocinada, ou seja, vende informações pagas aos lojistas.

Como atua cada um – Serasa e SPC

Conforme apontando, o Serasa e SPC atuam de formas diferentes. Enquanto o primeiro fornece informações gerais e gratuitas para empresas que desejam saber mais sobre seus clientes, o segundo cobra uma taxa de aproximadamente 10 reais para lojistas que buscam fazer consultas.

– Existe ainda o chamado SCPC, que é o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado por uma empresa particular.

O financiamento do SPC é feito pelas chamadas Câmaras de Dirigentes Lojistas, enquanto o Serasa não conta com financiamento, mas sim com verbas de uma sociedade anônima feita de parceria entre bancos e outras instituições.

O que acontece se eu for negativado?

Esteja você negativado no SPC ou no Serasa, você contará com algumas consequências desagradáveis, como recusa e restrição de crédito, irregularidades no CPF e até mesmo fechamento de contas.

Para saber mais sobre o assunto, consulte o texto que fala sobre nome sujo e o texto que fala sobre negativados de nosso site.

Conclusão

Serasa e SPC são órgãos que analisam se você paga suas contas em dia e contam essas informações obtidas para outras lojas e empresas.

Evite estar com o nome registrado de forma negativa nessas empresa buscando sempre manter seu score alto, pagando suas contas e fazendo-o em dia.

Sabendo mais sobre Serasa e SPC e suas diferenças, você não mais se confundirá sobre o papel e os efeitos de cada uma sobre sua vida financeira e a vida financeira de milhares e milhares de brasileiros!

Veja Também

Mitos e verdades sobre nome sujo

Viver com nome sujo no Brasil é possível, mas é difícil. Afinal, o chamado nome ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *