Home / Cartão de Crédito / O que é o Score e para que serve?

O que é o Score e para que serve?

Uma pontuação de crédito é um número usado em países como o Brasil e que tem como objetivo prever a probabilidade de cumprir obrigações financeiras, como o pagamento de um empréstimo. Ela também é chamada de score.

Saber mais sobre o score e para que ele serve é uma boa prática para pessoas que desejam ser bem vistas pelo mercado financeiro e por instituições que fornecem empréstimos e mais.

Saiba mais sobre o assunto e não deixe que o tema do score confunda sua cabeça!

O que é score e como melhorá-lo?

O score é uma pontuação que permite que empresas e pessoas vejam, basicamente, se você paga suas contas e se isso é feito em dia. Em caso positivo, seu score será alto. Em caso negativo, será baixo.

Para melhorar seu score, permitindo que em caso de necessidade você consiga empréstimos a juros mais baixos, bem como serviços de forma mais simples, siga os passos abaixo:

– Inscreva-se no cadastro positivo – que é uma forma de obter confirmação mais rápida do pagamento de suas contas em dia. Confira mais dicas:

Construa seu histórico de crédito

Ter pouco ou nenhum histórico de crédito pode dificultar que as empresas o avaliem, e sua pontuação de crédito pode ser menor como resultado.

– Este é um problema comum para jovens e pessoas que ainda não usam muito o cartão de crédito. Felizmente, existem alguns passos que você pode tomar para construir seu histórico de crédito:

Faça pagamentos de forma confiável.

– Pagar suas contas a tempo e integralmente a cada mês é uma boa maneira de mostrar aos credores que você é um devedor confiável e capaz de lidar com crédito de maneira responsável.

– Contas antigas e bem gerenciadas geralmente melhoram sua pontuação, embora não se esqueça de ler sobre o impacto potencial de cartões de crédito não utilizados.

Mantenha sua utilização de crédito baixa.

Sua utilização de crédito é a porcentagem que você usa do seu limite de crédito. Por exemplo, se você tiver um limite de R$2.000,00 e tiver usado R$1.000,00 desse valor, sua utilização de crédito será de 50%.

  • Normalmente, uma porcentagem menor será vista positivamente pelas empresas e, consequentemente, aumentará sua pontuação. Se possível, tente manter sua utilização de crédito em 25%.

Por que eu deveria melhorar meu score?

Quando você precisar solicitar crédito, se precisar, a empresa em questão calculará seu score para decidir se deve emprestar a você dinheiro ou não. Geralmente, essa decisão é baseada em:

  • Informações do seu relatório de crédito
  • Detalhes da sua aplicação
  • Dados que eles já tem de você, se você já for seu cliente antes

Cada empresa pode ter uma maneira diferente de calcular sua pontuação de crédito, dependendo de quais informações eles têm acesso e seus critérios de empréstimo.

As agências de referência de crédito, como o Serasa, também calculam suas próprias versões de sua pontuação de crédito.

Você pode ter uma ideia de como as empresas podem visualizá-lo observando seu score gratuito no site do Serasa. E não se preocupe, verificar sua pontuação não vai afetá-lo.

Lembre-se: um score mais alto significa que as empresas veem você como um risco menor, então você tem mais chances de ser aprovado para crédito.

Isso ocorre porque uma pontuação alta indica que você tem um histórico de gerenciar seu crédito de maneira sensata e fazer reembolsos no prazo.

Sabendo ainda mais sobre o score, ou pontuação de crédito, não deixa de seguir as dicas acima para melhorá-lo e ser mais bem visto por empresas que podem, um dia, ser de grande utilidade para você, como empresas de crédito.

Veja Também

Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

Uma desistência de compra no cartão de crédito é uma forma de proteção do comprador ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *