Home / Vagas de Empregos / Como funciona o processo seletivo das empresas?
Close-up Of Businesspeople With Files Sitting On Chair

Como funciona o processo seletivo das empresas?

Se você não sabe como funciona o processo seletivo das empresas, trouxemos um conteúdo exclusivo e cheio de informações importantes e relevantes para você! Vamos, inclusive, lhe explicar como se preparar para o seu processo!

É normal que as empresas mantenham processos seletivos diferentes, mas em alguns pontos eles acabam se combinando. Mesmo quando a seleção começa pela internet, é normal que evolua para um processo tradicional.

Entenda melhor como funciona o processo seletivo das empresas, e saiba quais são os pontos mais importantes para o candidato que deseja conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho!

Descubra como funciona o processo seletivo das empresas!

É importante entender que cada etapa da seleção tem uma finalidade. Muitas vezes pode parecer que uma dinâmica, ou que determinada pergunta feita na entrevista não tem nenhuma relação com tudo aquilo. Mas não é bem assim!

Definição do perfil:

O primeiro passo sobre como funciona o processo seletivo das empresas diz respeito a definição do perfil de funcionário. É nesse momento que a empresa identifica o tipo de profissional que precisa, e então estipula um perfil – que vai guiar todo o processo seletivo.

Triagem e seleção de perfis:

Depois que o perfil é divulgado, as empresas começam a triar os currículos. Nessa etapa, eles estão selecionando aquelas pessoas que correspondam ao maior número de exigências da vaga.

O primeiro contato:

Depois que os currículos são selecionados, é normal que o recrutador entre em contato com os candidatos para verificar se eles realmente possuem aquelas habilidades que foram descritas, e para conhecê-los melhor.

Se nessa etapa ele lhe perguntar uma pretensão salarial, é porque este bem interessado em seu perfil, e já quer saber quando precisará gastar para ter você na equipe.

Preparando-se para a primeira entrevista!

Então, quando falamos sobre como funciona o processo seletivo das empresas, não podemos deixar de citar a entrevista pessoal como sendo um dos momentos mais importantes – e mais tensos – de todas essas etapas!

A ideia da entrevista é dar ao recrutador uma oportunidade de conhecer o candidato pessoalmente, e vice-versa. É também nesse momento que serão tiradas algumas dúvidas ou questões a respeito do preparo dele para ocupar a vaga.

Quando tem dinâmica?

Uma das coisas que mais assusta os candidatos sobre como funciona o processo seletivo das empresas é a tal da dinâmica em grupo. Saiba que ela não está sempre presente nas etapas de processo seletivo, embora seja muito comum.

Cada dinâmica tem a intenção de compreender algum aspecto da personalidade e atuação do candidato. Por isso é importante se portar de forma equilibrada – fale, mas não seja tagarela. Dê a opinião, mas aceite a dos outros, e etc.

Os processos de recrutamento são muito dinâmicos! Esteja preparado!

Falar de como funciona o processo seletivo das empresas é algo complexo, uma vez que cada recrutador tem uma forma diferente de agir nesse momento. É legal pesquisar um pouco antes de participar.

Você pode descobrir, através da internet, sobre como determinada empresa faz o seu processo de seleção, por exemplo. Mas o mais importante é entender que esse período é para conhecer os candidatos.

Sendo assim, mostre as suas habilidades, seja atencioso e respeitoso com os outros candidatos, mas deixe claro que você é a melhor opção, que possui as competências e está muito afim de conseguir esse emprego.

Essas são apenas algumas dicas. Mas com certeza, saber como funciona o processo seletivo das empresas é importantíssimo, pois é uma forma de você conseguir se destacar na hora da seleção.

Veja Também

Opções de emprego em um lugar só!

Se você busca por diversas opções de emprego em um lugar só, talvez seja hora ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *