Home / Cartão de Crédito / Restrições de Crédito: o que fazer para limpar o nome?

Restrições de Crédito: o que fazer para limpar o nome?

Muitas pessoas não sabem, mas limpar o nome é algo que depende intrinsicamente de melhorar sua pontuação e restrições de crédito.

O Brasil anteriormente não tinha um sistema formal de pontuação de crédito. Os credores geralmente dependiam apenas de relatórios negativos, e as dívidas eram removidas do registro de crédito assim que eram pagas, de acordo com o Centro de Estudos Monetários da América Latina.

Mas isso mudou. A partir de 2012, o governo do Brasil estabeleceu regras para a criação de agências de crédito positivas, levando a uma coalizão dos cinco maiores bancos do país para formar uma agência de pesquisa de crédito.

Saiba mais sobre como se livrar das restrições de crédito, melhorar seu score – melhor explicado aqui – e limpar o nome de forma definitiva.

Afinal, como limpar o nome?

Para limpar o nome, alguns passos podem ser simplesmente seguidos após o primeiro deles, que é quitar suas dívidas, o que não imediatamente garante que você terá um bom score.

Por isso, entender os passos abaixo se mostra essencial. Saiba mais!

Limite de pedidos de crédito.

Candidatar-se a crédito com frequência em um curto espaço de tempo pode fazer com que os credores pensem que você está excessivamente dependente de crédito e, portanto, é um risco maior a eles.

Não importa qual forma de crédito você solicitar, ou quanto você está pedindo para emprestar – cada instituição registrará uma pesquisa própria em seu relatório que as empresas podem ver.

  • Portanto, tente separar todos os pedidos de crédito – uma boa regra geral é não buscar mais do que uma a cada três meses para limpar o nome. Mas lembre-se de que os critérios dos credores podem variar.

Considere fechar contas não usadas.

Ter uma grande quantidade de crédito disponível pode fazer os credores pensarem que você não pode lidar com mais. Então, você pode querer fechar todas as contas de crédito inativas e impedir esse empecilho de limpar seu nome.

Evite contas inadimplentes e inadimplidas.

Contas inadimplentes acontecem quando você está atrasado nos pagamentos, e as contas inadimplidas ocorrem quando o relacionamento com a empresa é interrompido, geralmente devido a vários pagamentos perdidos.

  • Ambos irão prejudicar sua pontuação de crédito e impedir você de limpar o nome em definitivo.

Apenas pegue emprestado o que você puder pagar.

Entrar em apuros com dívidas pode levar a coisas como acórdãos do tribunal de comarca (CCJ), um acordos voluntários individuais (IVA) ou até mesmo a falência.

– Essas coisas vão ficar no seu relatório de crédito por até seis anos e vão colocar um grande empecilho em sua alta pontuação de crédito, essencial para realmente limpar o seu nome.

Fique de olho nos fraudadores.

Manter um olhar atento sobre o seu relatório de crédito e olhar para quaisquer sinais de atividade fraudulenta pode ajudar a proteger sua pontuação de crédito.

Se você perceber um aumento na quantia que você deve, você pode ser uma vítima de fraude.

  • Note que se você se tornar uma vítima de fraude, seus credores devem corrigir qualquer dano à sua pontuação rapidamente.

Quanto tempo leva para melhorar sua pontuação de crédito e limpar o nome?

Depende de várias coisas, mas você deve saber que isso não acontecerá da noite para o dia. Informações sobre coisas como sua nova conta bancária ou cartão de crédito podem levar até três meses para chegar até as empresas.

Por isso, talvez demore pelo menos esse tempo para ver melhorias reais em sua pontuação.

Tenha paciência e foque-se em não precisa mais limpar o nome como um devedor. Somente assim você poderá contar com o título de não-negativado em definitivo!

Veja Também

Como funciona a desistência de compra no cartão de crédito?

Uma desistência de compra no cartão de crédito é uma forma de proteção do comprador ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *