Home / Empréstimos / Quanto tempo meu nome pode ficar no Serasa e SPC?

Quanto tempo meu nome pode ficar no Serasa e SPC?

O Serasa e SPC são órgãos muito importantes de serem conhecidos por brasileiros que desejem não apenas manter seus nomes limpos, mas também manter um score alto e sua imagem zelada perante as empresas.

Para muitos, isso significa saber quanto tempo um nome pode ficar no Serasa e SPC. Ainda que haja o fato de que, depois de um tempo, o cadastro do usuário devedor é zerado, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Inicialmente, é preciso saber o que fazem esses órgãos, especificamente. Em seguida, analisa-se de que forma ele atua em relação ao consumidor, às empresas e os lojistas.

Saiba mais sobre o tempo em um nome pode ficar no Serasa e SPC

Em termos de tempo, o Código de Defesa do consumidor defende que, depois de 5 anos, não podem mais ser efetuadas cobranças em relação a qualquer dívida de um pagante.

– Isso também significa que o cadastro no Serasa e SPC é zerado. Porém, diferente do que muitos pensam, a dívida em si não é abatida.

  • É preciso ficar muito atento em relação ao mal uso do Serasa e SPC. Esses órgãos servem para que as empresas façam decisões mais inteligentes em relação a seus consumidores.
  • O que isso significa? Significa que uma empresa de crédito, por exemplo, terá como acessar o Serasa e compreender se um cliente pedindo um empréstimo possui baixo ou alto risco de não pagar por ele.
  • Quanto maior o risco, mais altas tendem a ser as taxas de juros cobradas pelo retorno no empréstimo, e vice versa.

Ainda que seja possível aumentar o seu score após os 5 anos de uma dívida registrada no Serasa e SPC, ainda será preciso pagar por ela, eventualmente.

A melhor forma de investir nisso é através de decisões pontuais que melhoram essa pontuação de crédito, garantindo uma melhor imagem perante empresas diversas.

Formas de melhorar seu score

Ao saber que o período de 5 anos não é relacionado ao não pagamento de uma dívida, é preciso ter em mente que manter um score alto – fruto de “caducar” uma dívida ou não, é de extrema importância, especialmente se você ainda tem algo a pagar.

– As melhores formas de garantir isso são: quitar dívidas e evitar fazer novas, pagar suas contas em dia, realizar seu cadastro positivo e ter responsabilidade em relação a novos pedidos de crédito.

  • Um boa forma de se livrar de uma dívida que, ainda que não cobrada pelo Serasa e SPC, ainda estará em voga, é sabendo mais sobre o Feirão Limpa Nome.
  • O Feirão Limpa Nome é uma forma simples e funcionar de renegociar dívidas com as empresas participantes dele, sendo possível reduzir em até 80% o seu valor.

Para isso, é preciso analisar o valor inicial da dívida – e não o valor final com juros somados.

Mais formas de tirar o nome do Serasa e SPC

Enquanto o Serasa se volta para um panorama geral da vida pagante de um brasileiro, o SPC oferece informações mais voltadas para lojistas e para o comércio.

– Aquele que tem o nome no SPC, por exemplo, pode tentar renegociar qualquer dívida diretamente com o lojista ou comerciante. Caso nada funcione, o Feirão Limpa Nome permanece sendo uma boa alternativa.

  • Já quem tem o nome sujo no Serasa pode perceber uma maior dificuldade de renegociar caso o dono da dívida não seja, também, um comerciante ou lojista.
  • Caso não haja a possibilidade de renegociação, buscar as dicas acima e contar com o Feirão Limpa Nome é um bom caminho a ser seguido.

Sabendo mais sobre o Serasa e SPC e tempo que o nome de um devedor pode continuar aparecendo em seus sistemas, não se esqueça de tomar os cuidados oferecidos nesse artigo.

Veja Também

Mitos e verdades sobre nome sujo

Viver com nome sujo no Brasil é possível, mas é difícil. Afinal, o chamado nome ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *